Quem Somos

História

Volvo Penta do Brasil, uma empresa que há 35 anos é referência na indústria náutica brasileira.
Na década de 30, quando os primeiros caminhões e automóveis da marca Volvo começaram a ser importados, chegaram ao Brasil também os primeiros motores marítimos.

Quase 40 anos depois, em março de 1977, foi inaugurada a Volvo Penta do Brasil, cuja sede era no Rio de Janeiro. No período de 1977 a 1992 a Volvo Penta do Brasil começou a desenvolver e produzir motores marítimos e industriais localmente.

Os primeiros motores AQB41, de 160cv, começaram a ser fabricados a partir da transformação do motor a gasolina de 6 cilindros em linha do automóvel Opala, produzido pela Chevrolet. Em janeiro de 1993, com a abertura brasileira para as exportações, a Volvo Penta do Brasil passou a concentrar-se em importar e distribuir os motores fabricados na Suécia, Japão (diesel) e nos Estados Unidos (gasolina). Em 1999 o setor de estoque de peças de reposição foi transferido do Rio de Janeiro para Curitiba, onde passou a ser centralizado no C3, área de Armazenagem e Logística de Peças da Volvo do Brasil. Em junho de 2009, a empresa foi transferida denitivamente para Curitiba, onde encontram-se também as sedes administrativas dos demais negócios da marca, iniciando, assim, um novo período de sua história.


História